Mármore ou granito, qual utilizar na sua obra?

Uma dúvida muito comum quando falamos sobre revestimentos, bancadas e, especialmente, pias, é sobre o material: granito ou mármore? Existe uma terceira opção? O que é o granilite? Qual é recomendado para cada lugar e utilização?

A gente te responde!

Pias são as principais peças que levam esses materiais

Composição e Estética

Bem, pra começo de conversa e deixando de lado as especificações de uso por enquanto, a maior diferença entre ambos os materiais, é, de fato, a sua composição.

O mármore é uma rocha metafórica originária do calcário e sua coloração varia dependendo dos minérios presentes; você com certeza já viu mármore de diversas cores: branco, acinzentado, de coloração creme com veios escuros, esverdeados ou ainda pretos.

O granito é composto principalmente pelos minérios quartzo, feldspato e mica; é uma pedra mais dura e forte do que o mármore, além de possuir cores mais mescladas por causa da disposição interna de minerais.

Devido a essas diferenças, o mármore apresenta um visual mais suave e mais sóbrio, uma vez que não apresenta muitas diferenças de cores em uma só peça. Por outro lado, o granito é mais luminoso e apresenta mais cores!

Utilização

Por o granito ser mais duro que o mármore, ele é mais resistente, isso fez com que o granito fosse cada vez mais utilizado em bancadas de cozinha ou áreas de serviço, pois é mais resistente a riscos e manchas.

Porém, é bom lembram que, atualmente, o mercado de rochas possui impermeabilizantes de qualidade, que permitem a utilização de mármores em áreas molhadas, assegurando maior resistência para riscos, absorção de líquidos e corrosões.

Apesar disso, o mármore não é recomendado para essas áreas, uma vez que para utilizá-lo seria preciso impermeabilizar o mármore várias vezes durante sua vida útil, para não estragar a peça.

O granilite

Há, ainda, uma terceira opção! Unindo vários minerais granulados, entre eles o granito, o quartzo e o calcário em uma mistura de concreto branco e areia, o granilite consegue criar resultados belíssimos  e aproveitar toda a dureza do concreto.

Além disso, com um envernizamento bem feito, a estrutura torna-se impermeável e brilhante, contribuindo tanto para a beleza quanto para a funcionalidade.

Para instalar sua bancada, piso ou pia, você vai precisar do melhor profissional possível! Encontre-o aqui mesmo, em nosso site 😉