Você realmente sabe as diferenças entre um pedreiro e um servente?

Apesar de estarem ambos no canteiro de obras, eles têm funções um tanto distintas!

pedreiro é o profissional que realiza trabalhos em alvenaria, concreto e outros materiais geralmente utilizados na construção civil. Ele parte dos projetos elaborados por engenheiros e arquitetos para construir, reformar e reparar edificações.

No dia a dia, ele é orientado pelo engenheiro ou pelo mestre de obras. Embora haja pedreiros especializados em determinados setores da obra, de modo geral eles são os responsáveis por concretizar o projeto — tirar do papel e transformá-lo em realidade.

O pedreiro geral é o profissional que faz de tudo um pouco na obra: ele sabe realizar trabalhos de alvenaria (construção de estruturas e paredes), rebocar, assentar azulejos e pisos, fazer instalações hidrossanitárias ou de portas e janelas, entre outras possibilidades.

No entanto, a maior parte das pessoas — e isso também vale para pedreiros — não tem o mesmo nível de habilidade em todas as tarefas. É possível que um profissional seja excelente na parte de alvenaria, mas não faça um acabamento tão caprichado quanto você deseja.

Por isso, é sempre importante ficar atento à realização da obra. Além de acompanhar de perto o trabalho do profissional, sempre que possível escolha especialistas para cada tarefa. Assim, a sua construção terá a qualidade desejada em todos os aspectos.

servente participa de diversas tarefas em uma edificação: preparação do canteiro de obras, da massa de concreto, limpeza e compactação dos solos. Ele também pode atuar na demolição de edificações e verificar os equipamentos da construção civil.

Apesar de não precisar ter tanto conhecimento técnico quanto o pedreiro, esse profissional deve apresentar uma grande disposição física e a capacidade de realizar as tarefas solicitadas.

Sua principal atribuição é auxiliar o pedreiro no que ele solicitar. Esse papel de “servir” contribui muito para a produtividade, pois o profissional não precisa parar para buscar ferramentas, preparar e carregar a massa, os tijolos, a areia, o cimento etc.

Embora menos valorizado no mercado, o servente tem a oportunidade de aprender muito com o profissional experiente que ele auxilia. De forma geral, ele tem pouca autonomia e realiza basicamente o que o pedreiro determina.

É possível que o servente ingresse no mercado sem nenhum tipo de preparo técnico. Nesse caso, ele aprenderá sua função à medida que trabalha e observa a atuação do pedreiro.

No entanto, já existem formações técnicas para esse serviço. Quem se prepara adequadamente tem chances melhores de realizar um bom trabalho, conseguir indicações e progredir na profissão.

Está em busca de bons profissionais da construção civil para sua obra? Então procure em nosso banco de dados os melhores profissionais na sua região, aqui mesmo, em nosso site!