O que é e a importância vital do cimbramento

Cimbramento em madeira feito em construção de residência térrea

O que são cimbramentos? 

Basicamente, cimbramentos são estruturas provisórias em uma construção, são eles que sustentam todo o peso do concreto armado até que ele endureça e cumpra seu período de cura inicial. Dependendo da situação, os cimbramentos também sustentam o peso dos profissionais técnicos e dos equipamentos utilizados na obra.

Para cada projeto existem dimensões adequadas para os cimbramentos e seu posicionamento no canteiro deve ser planejado com cuidado. Há dois tipos muito comuns: aqueles montados com metal e aqueles montados com madeira. O primeiro material é o mais recomendado pelos especialistas, mas o segundo aparece em várias construções de pequeno porte.

Metálico e de madeira: entenda as diferenças 

Nas edificações residenciais, os cimbramentos de madeira ainda são muito usados, porque custam menos do que os metálicos. No entanto, como apresentam baixa durabilidade e podem se deformar facilmente (até em função das condições climáticas), eles não são indicados para obras mais complexas, que exigem um esquema de segurança mais sofisticado.

Esse empecilho não existe no caso dos cimbramentos metálicos, que são feitos de aço ou alumínio. Leves, resistentes e versáteis, essas peças são simples de manusear e aceleram a montagem e desmontagem de estruturas, aumentando a produtividade da obra. Por terem uma capacidade de carga maior, podem ser utilizadas em menor número e não dificultam o trânsito de pessoas.

Em resumo, a escolha do cimbramento dependerá do projeto estrutural da construção. Nossa dica é que você priorize sempre aquele que trará mais segurança. Gostou de saber mais sobre essas peças? Também vai gostar de contratar o melhor profissional para sua obra aqui mesmo, em nosso site!