O que é graute, tipos e benefícios do uso

graute é um tipo de argamassa de alta resistência utilizado para preencher vazios de concretagem, também conhecidos como bicheiras. Seu grande diferencial é a consistência fluida, que dispensa o adensamento com vibrador.

Para obter melhores resultados na aplicação – principalmente em casos de reparo estrutural, que necessitam de maior resistência – recomenda-se o uso do graute industrializado. Ele chega pré-misturado, exigindo apenas a adição de água. É, também, uma solução mais homogênea, além de passar por um rigoroso controle de qualidade em sua fabricação. De qualquer maneira, é indicado especificar fabricantes reconhecidos no mercado.

Podem ser de dois tipos: de base mineral ou de base orgânica.

As diferenças entre os dois são as suas composições finalidades.

Graute de base mineral: É utilizado principalmente para construções civis devido ao seu custo inferior, suas características dependem do tipo de cimento utilizado para a sua produção.

Graute de base orgânica: São constituídos por resinas epóxi derivadas do petróleo. Por isso, a sua desvantagem é o seu custo mais elevado, sendo mais utilizados em condições especiais.Como em obras industriais e reparos de trincas e fissuras, execuções sob altas temperaturas e para uso submerso.

Vantagens do graute

  • A sua consistência fluida favorece o preenchimento de pequenos vazios entre o concreto e a armadura, evitando o aparecimento de brocas ou bicheiras.
  • Agilidade na execução.
  • Protege as armaduras e estruturas metálicas contra a corrosão.
  • Pode ser utilizado para o encamisamento de pilares ou outros elementos metálicos.
  • Pode ser utilizado para o tratamento de fissuras e trincas em estruturas de concreto armado.